Pular para o conteúdo principal

Questionamento de Natal

[21 de dezembro de 2008]

Por mais que eu me coloque longe do Natal e das coisas que quase todos fazem no Natal, eis que encafifaram a mente com uma pergunta perturbadora: quanto tempo dura um pão de mel? Claro que não há pão de mel só durante o Natal, só que essa época do ano é mais pão de mel do que todo o resto.

Pão que mais parece bolacha, tão doce e coberto de chocolate, algumas vezes enfeitado e embalado, isolado no mundo. O pão de mel, açúcar, leite, trigo, cravo e canela - ah Gabriela. E quanto tempo será que dura o mel do pão?

Não adianta nada enfeitar o pão de mel. Rechea-lo com sorvete ou doce de leite. Há tanto pão de mel e mel de pão nesse mundo, não faz diferença como ele aparenta. Todos são, em essencia, a mesma coisa. Muda apenas a mão doce que os faz, que junta o pão e o mel.

Mas afinal, quanto tempo dura um pão de mel? Por quanto tempo fica perfumando a cozinha, enfeitando a mesa, espalhando doçura por onde passa? Acho que comigo ele não dura nada - principalmente se for o da minha mãe.

Comentários

Marilia Kubota disse…
Tostines é gostoso porque está sempre fresquinho ou é friquinho porque está sempre gotoso ? O mistério, mistério do prazer e das palavras...beijão!