Pular para o conteúdo principal

A Curitiba que se esconde em Curitiba

Todo artista que mora em Curitiba deve viver em conflito: sabemos que aqui estão artistas muito bons mas que não querem estar aqui, exatamente. "Tão perto mas tão longe de São Paulo..." É como se São Paulo fosse a porta para o resto do mundo, a exposição máxima, o reconhecimento maior. Bem, isso não existe, ainda mais nos dias de hoje. Ser artista atualemente, ser reconhecido, ter fama, não garante que sua fama seja eterna, muito pelo contrário. A possibilidade de ser esquecido é muito maior do que a de ser lembrado. São inúmeros os famosos de momento, os gênios da última hora. As vantagens e as desvantagens da era da informação.

Aqui em Curitiba temos artistas muito bons, conheço vários, muita gente criativa que cruza as ruas dessa cidade já não tão pacata assim. Só em Curitiba poderia existir Dalton Trevisan, Leminski, Oil Man, entre outros. O verdadeiro artista independe da fama midiática, ele precisa apenas sobreviver a si mesmo. Ter boas sacadas e não necessariamente idéias inovadoras. Reinventar-se sempre, repensar seu trabalho.

Curitiba tem muito para mostrar. Uma Curitiba que fique um pouco mais livre da técnica e ainda mais criativa, uma Curitiba mais verdadeira e menos perfeitinha. Uma Curitiba mais humana e não tão fria. Podem falar bem ou falar mal, mas o fato é que já aconteceu, o clipe da música "Oração" d'A Banda Mais Bonita da Cidade está aí com quase 2 milhões de views e não há o que questionar. Uma banda relativamente nova, sem ter nenhum concurso do curriculo, nem produtor influente nem nada disso. O poder da internet, alguns dirão. Pode ser que seja só mais uma banda de um sucesso só, dirão outros.

Sabe o que eu acho? Que eles queriam ser felizes, só isso. Queriam ser reconhecidos, claro, e que artista não sonha com isso? Mas o negócio é que eles tinham um projeto e o estavam executando, queriam passar uma mensagem e conseguiram. Para bem ou para mal, para milhares de fãs e sátiras na internet, o importante é que eles conseguiram e estão de parabéns.

Comentários